Tudo sobre Mac, iPhone, iPod, iTV, Macbook, MacPro, Hackintosh, dicas, truques, e muito mais!!!

sábado, 13 de agosto de 2016

iOS



iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros.

A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (resultando comumente no comando desfazer) ou rotação do mesmo (resultando comumente na mudança do modo retrato para modo paisagem). O iOS consiste em quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada mídia, e a camada Cocoa Touch.

As versões principais do iOS são lançadas anualmente. Sua versão atual é a versão 9.3.4.


História
O sistema operacional foi apresentado com o iPhone na Macworld Conference & Expo em 9 de janeiro de 2007, e lançado no mês de junho. Inicialmente, as aplicações de terceiros não eram permitidas. Steve Jobs argumentou que os desenvolvedores poderiam criar aplicativos na web que "se comportam como aplicações nativas no iPhone". Em 17 de outubro de 2007, a Apple anunciou que a SDK nativa estava em desenvolvimento e que eles esperassem para colocá-la nas "mãos dos desenvolvedores".

Em 6 de março de 2008, a Apple lançou o primeiro beta, juntamente com um novo nome para o sistema operacional: o "iPhone OS". A rápida venda de dispositivos móveis da Apple acendeu interesse no SDK. A Apple também vendeu mais de um milhão de iPhones durante uma temporada de feriados de 2007. Em 27 de janeiro de 2010, a Apple anunciou o iPad, com uma tela bem maior do que o iPhone e iPod touch, e projetado para navegar na web, consumo de mídia, e da leitura de iBooks. O nome "iOS" foi usado pela Cisco Systems. Para evitar qualquer ação judicial em potencial, a Apple licenciou o "iOS" uma marca registrada da Cisco.

Atualizações
A Apple oferece as principais atualizações para o iOS gratuitamente e, aproximadamente, uma vez por ano pelo iTunes e (a partir do iOS 5) como download direto, pelo próprio aparelho. A última versão, iOS 9.2 esta disponível para o iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPad 2, iPad (3ª geração), iPad (4ª geração), iPad Air, iPad Air 2, iPad Mini, iPad Mini com Tela de Retina, iPad Mini 3 e o iPod Touch (5ª geração), iPad Pro. Em Junho de 2016, a Apple anunciou o novo sistema da empresa, o iOS 10. Entre as principais funcionalidades, estão a possibilidade de excluir aplicativos nativos, mudanças no design da tela de bloqueio e integração do 3D Touch.

Funcionalidades
A tela inicial (conhecida também como "SpringBoard") mostra ícones de aplicações e um dock na parte inferior da tela onde os usuários podem fixar seus aplicativos mais utilizados. A tela inicial é exibida sempre que o usuário desbloqueia o dispositivo ou pressiona o botão "Home" enquanto em outro aplicativo. A tela possui uma barra de status na parte superior para exibir dados, tais como horário, nível de bateria e força do sinal.

Desde o iPhone OS 3, uma função de pesquisa está disponível na página à esquerda da página da tela inicial que permite aos usuários pesquisar mídia (músicas, vídeos, podcasts, etc), aplicações e-mails, contatos, mensagens, lembretes, eventos de calendário e arquivos similares existentes no aparelho. A partir do iOS 7, esse recurso pode ser acessado ao puxar para baixo qualquer lugar na tela inicial.

A partir do iOS 4, o usuário pôde definir a imagem do fundo da tela inicial. Esta funcionalidade só esteve disponível a partir do iPhone 3GS, iPod Touch de 3ª geração e iPad.

Pastas
Com iOS 4, foi introduzido um sistema de pastas. Qualquer aplicativo pode ser arrastado para cima de outro para criar uma pasta (com exceção da Banca, a partir do iOS 5, que age como uma pasta) e, a partir daí, mais aplicativos podem ser adicionados à pasta usando o mesmo procedimento. Um título para a pasta é automaticamente adicionado a partir da categoria de aplicações inseridas, porém o nome pode ser editado pelo usuário. Pastas não podem ser colocadas dentro de outras pastas.

Central de Notificações
A partir do iOS 5, as notificações aparecem na Central de Notificações que podem ser acessadas puxando para baixo a partir do canto superior da tela. As notificações podem ser entregues em pequenos banners que aparecem acima da barra de status. O usuário pode visualizar o conteúdo com um toque na notificação.

Quando um aplicativo envia uma notificação enquanto fechado, um emblema vermelho aparecerá no canto do seu ícone. Este emblema informa ao usuário quantas notificações o aplicativo enviou. Abrindo-se o aplicativo, o emblema é limpo.

Central de Controle
Com o iOS 7 foi introduzido uma Central de Controle que pode ser acessada puxando para cima a partir do canto inferior da tela. Nela existem opções para ativar/desativar o modo avião, Wi-Fi, bluetooth, modo "não perturbe" e bloqueio de tela, além de opções de brilho, controles de música e audio, AirDrop, AirPlay e atalhos para lanterna, relógio, calculadora e câmera.

Aplicativos inclusos
O sistema possui aplicativos nativos, que são instalados juntamente com o sistema e não podem ser desinstalados:

Ajustes - Settings
App Store
Apple Watch
Banca - Newsstand
Buscar Meu "Dispositivo" (nativo a partir do iOS 9)
Buscar Amigos (nativo a partir do iOS 9)
Bolsa - Stocks (iPhone e iPod Touch)
Bússola - Compass (iPhone)
Calculadora - Calculator
Carteira (novo Passbook do iOS 9) (iPhone e iPod Touch)
Calendário - Calendar
Câmera - Camera
Contatos - Contacts (iPod Touch e iPad)
Dicas - Tips
FaceTime
Fotos - Photos
Game Center
Gravador - Voice Memos (iPhone e iPod Touch)
iBooks
iTunes Store
Lembretes - Reminders
Mensagens - Messages (iMessage)
Mapas - Maps
Músicas - Music
Notas - Notes
Notícias (novo App do iOS 9)
Podcasts
Saúde - Health (iPhone)
Tempo - Weather (iPhone e iPod Touch)
Vídeos - Videos

Siri
Siri é um assistente pessoal inteligente que funciona como um aplicativo nos dispositivos suportados. O serviço, dirigido por comandos de voz do usuário, pode fazer uma variedade de diferentes tarefas, como ligações ou envio de mensagens de texto para alguém, abrir um aplicativo, pesquisar na web, encontrar locais ou direções, e responder à questões de conhecimentos gerais. Siri foi atualizado no iOS 7 com uma nova interface, respostas mais rápidas, suporte para o Wikipedia, Twitter e Bing, além de uma alteração na voz para parecer mais humano. Siri está disponível apenas na iPhone 4S ou posterior, a quinta geração do iPod Touch, o iPad Mini e o iPad (3ª geração) e posteriores.

Game Center
Game Center é uma "rede social de jogos", lançado pela Apple, e foi anunciado durante um evento do iOS 4 em 8 de abril de 2010. Foi lançado em 8 de setembro de 2010, com iOS 4.1 no iPhone 4, iPhone 3GS e iPod touch de 2 ª geração e posteriores. O Game Center só foi suportado no iPad com o iOS 4.2.1.

Versões do sistema
iPhone OS 1
A primeira versão do sistema de multitoque para dispositivos móveis, foi apresentado inicialmente como uma versão móvel do OS X, porém recebeu o nome de iPhone OS no dia 3 de março de 2008, com o lançamento do kit de desenvolvimento do iPhone, ou iPhone SDK.

iPhone OS 2
Lançada juntamente com o iPhone 3G, a grande melhoria desta versão foi a inclusão pela primeira vez da App Store, tornando a instalação de aplicativos criados por terceiros disponíveis a serem instalados no iPhone e iPod touch.

iPhone OS 3
A versão foi lançada em 17 de junho de 2009 juntamente com o iPhone 3GS, e trouxe como destaques a função copiar e colar, e MMS.

iOS 4
Lançado no dia 21 de junho de 2010, foi o primeiro lançamento do sistema chamado simplesmente de "iOS". A grande novidade desta versão foi a inclusão da função multitarefa no sistema.

iOS 5
Uma prévia do sistema iOS 5 foi apresentada no dia 6 de junho de 2011, durante o evento da WWDC 2011. No mesmo evento foi lançado uma prévia também do novo sistema operacional para computadores Apple, o Mac OS X Lion, e anunciado um serviço baseado na nuvem, chamado iCloud. Nesta versão foi apresentado pela primeira vez a central de notificações, possibilidade de editar fotos e integração com o novo serviço, o iCloud, além de integração com o Twitter e acesso rápido a câmera pela tela de bloqueio.

iOS 6
Esta versão trouxe aproximadamente 100 novos recursos, dentre eles, os mais relevantes, a função Não Perturbe (faz com que não receba notificações por um período determinado pelo usuário), o novo aplicativo Mapas e acesso guiado para GPS, Passbook, mudança no leiaute da App Store e compatibilidade da rede 3G com o Facetime. A última versão foi a versão 6.1.6 onde foi corrigido um problema do Safari no iPod Touch 3,4 e iPhone 3GS que foi liberado junto com o iOS 7.0.6. A versão 6.1.4 somente para o iPhone 5, que atualizou o perfil de áudio para viva-voz. A sexta versão do iOS é compatível com iPhone 3GS, iPhone 4 e 4s, iPhone 5, iPod Touch de quarta e quinta geração, iPad 2, iPad 3ª geração e iPad Retina e iPad mini.

iOS 7
Esta versão ficou disponível ao público em 18 de setembro de 2013 e foi apresentada ao público no WWDC 2013, evento anual da Apple que ocorreu dia 10 de junho de 2013. O sistema é compatível com iPhone 4 e posteriores, iPad 2, Retina, Air e iPod touch de 5ª geração.

O iOS 7 apresentou a maior mudança de interface gráfica entre uma versão atual e a anterior desde sua primeira versão. Além das mudanças visuais, o sistema também adquiriu uma nova ferramenta de acesso rápido aos aplicativos mais utilizados, como calculadora, lanterna (luzes do flash), temporizador, câmera, AirDrop, além de poder ativar e desativar algumas funções do sistema, como desativar a rede Wi-Fi e ajustar o brilho. Todos os ícones de aplicativos nativos ganharam novo design e layouts internos. Siri (assistente de voz da Apple), agora possui também a opção de voz masculina para a voz inglesa.

A última versão menor do iOS 7 lançada foi a 7.1, no dia 10 de março de 2014, apresentando mudanças estéticas no sistema, como reparos de segurança e algumas mudanças no design.

iOS 8
Atualmente o sistema está em sua oitava versão final estável, conhecida como iOS 8, disponibilizada ao público no dia 17 de setembro de 2014 e está disponível através do iTunes ou OTA (over the air, em português, "atualização pelo ar", método de atualização pelo próprio aparelho via Wi-Fi). A nova versão do sistema operacional foi apresentada ao público no WWDC 2014, evento anual da Apple que ocorreu dia 2 de junho de 2014.

As principais novidades do iOS 8 começam pelo aplicativo Mensagens, que ganhou diversas melhorias como envio de áudio, localização, criação e gerenciamento de grupos. Outro aplicativo fortemente aprimorado foi o Fotos, que trouxe mais ferramentas para edição e manuseio de fotografias. O aplicativo Saúde, é um um aplicativo inteiramente novo da versão. Nele diversas informações médicas, níveis biológicos e de saúde do usuário são unidos e organizados, possibilitando um monitoramento constante.[4] A última versão menor do iOS 8 lançada foi a 8.3, no dia 13 de abril de 2015, apresentando compatibilidade com o Apple Watch, melhorias para o aplicativo Saúde (Health), maior estabilidade e correções de erros, além da assistente virtual Siri em diversas línguas, incluindo o Português do Brasil.

iOS 9
Esta versão foi lançada em 16 de setembro de 2015 ao público. O sistema é compatível com iPhones (4s ou superior), iPads (2 ou superior) e iPods touch 5 ou superior.

De acordo com a Apple esta versão torna o fundamento do iOS ainda mais forte. Alguns dos refinamentos incluem a otimização da bateria, que fornece ao usuário típico até uma hora adicional de vida útil, e um modo de baixo consumo de energia para estender a vida da bateria. Outra novidade é que as atualizações de software requerem menos espaço e que o recurso de instalação pode executar atualizações quando o dispositivo não estiver em uso e recursos avançados de segurança vão manter os dispositivos da Apple ID mais seguros.

iOS 10
Tudo o que você já adora ficou ainda melhor com o iOS 10, a versão com mais inovações até hoje. Descubra novas formas de interagir com o Mensagens. Encontre o seu caminho com o Mapas, totalmente redesenhado.
Deixe suas memórias ainda mais memoráveis com o Fotos. E use a Siri com muito mais apps. O iOS 10 chegou cheio de novidades - aqui estão algumas das nossas favoritas.

Sua privacidade sempre vem em primeiro lugar. É por isso que o iOS 10 usa o próprio dispositivo para identificar as pessoas, objetos e cenas no app Fotos, e para gerar as sugestões do QuickType. E, quando você compartilha dados confidenciais com a Apple em serviços como Siri e Mapas, seus dados são sempre criptografados e nunca são usados para montar perfis de usuários.

Novidades:
Envie mensagens com a sua letra. Seus amigos recebem o texto animado, como se as palavras estivessem sendo escritas no papel.

Mude a aparência dos balões de mensagens. Diga tudo em alto e bom tom, ou bem baixinho.

Deseje “Feliz aniversário!” ou dê “Parabéns!” com animações que vão invadir a tela toda.

Envie uma mensagem ou foto secreta. É só deslizar o dedo para revelar o conteúdo.

Dê um toque para enviar uma das seis respostas rápidas e mostrar na hora o que você acha.

Envie corações, desenhos, bolas de fogo e muito mais. Você pode até desenhar em vídeos.

Cole stickers em balões, em fotos e até em outros stickers. Disponíveis na nova App Store para o iMessage.

E você diz com emojis. Com um simples toque, você substitui palavras por emojis. É ou não é um motivo para

Apps para o iMessage. Acesse seus apps favoritos para criar e compartilhar conteúdo, fazer pagamentos e muito mais, sem sair do Mensagens.

Siri. Agora falando com apps. A Siri funciona com os seus apps favoritos da App Store. É só pedir e ela ajuda a chamar um táxi ou a fazer uma transferência de dinheiro.

Mapas. Acha até a melhor mesa. Faça uma reserva em um restaurante com o OpenTable ou chame um Uber, tudo de dentro do Mapas.

Inteligência turbinada. O Mapas pode sugerir lugares para onde você talvez queira ir. E indicar o melhor caminho para chegar lá.

Veja o que está na esquina. Descubra o que tem pelo caminho e encontre lugares próximos para abastecer, comer ou tomar um café. E saiba quanto tempo isso vai adicionar à sua rota.

Coloque ordem na casa. Com o novo app Home, você acende as luzes, destranca as portas e abre as cortinas. Ou faz tudo de uma vez se quiser.

Música. Agora com um novo arranjo. O novo visual simples e intuitivo deixa mais fácil ouvir suas músicas favoritas. E agora você pode acompanhar a letra da música que estiver tocando.

Levante para ativar. É só pegar seu telefone que ele desperta, com todas as notificações à sua espera.

Toque para saber mais. Use o 3D Touch em apps como Calendário, Tempo e Bolsa para ter um resumo das informações de que você precisa.

Notificações mais dinâmicas. Veja fotos e vídeos ou responda a uma mensagem direto das notificações.

Sugestões para cada contexto. Digitar ficou mais rápido e fácil. Por exemplo, agora quando você escreve “Estarei livre às”, seu próximo horário livre no calendário aparece como opção.

Não perca um momento. Faça buscas em suas fotos por pessoas, contextos ou objetos, como uma praia, um jogo de futebol ou um cachorrinho.

De volta para o passado. O app Fotos ajuda você a redescobrir lembranças, como aquele passeio no fim de semana ou o primeiro aniversário do seu filho. E até cria vídeos com elas.

Digitação em várias línguas. Agora você pode escrever em dois idiomas ao mesmo tempo, sem ter que trocar de teclado.

0 comentários:

Postar um comentário