Tudo sobre Mac, iPhone, iPod, iTV, Macbook, MacPro, Hackintosh, dicas, truques, e muito mais!!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Hackintosh

Hackintosh
Pensando realmente diferente

“Já deve lhe ter passado pela mente a ideia de instalar o sistema operacional da Apple, OS X, em um PC comum, não?”.
“Pois é, algumas pessoas foram além de pensar e fizeram realmente o feito de instalar esse sistema tão privado em PC’s comuns. Em 1988 o Unitron Mac 512 foi o primeiro PC a rodar o sistema da Apple, e esse grande feito foi realizado por uma empresa brasileira, a Unitron Eletrônica. Na época a Apple se queixou por violação de direitos autorais.
Mas nesse ponto é onde faço minha perguntar, é ilegal instalar OS X em um PC comum?
Respondo, sim, a Apple emite para todas as suas vendas um contrato alegando que é ilegal fazer o processo de instalação em equipamentos não Apple.
Porém, vamos ser direto e reto, a Apple vende seus produtos com sistemas operacionais exclusivos tais como o iOS (mobile, iPhone, iPod, iPad, etc...) e o próprio OS X (X de dez em romano), também vende o DVD de instalação do Snow Leopard e já não sei se vende mais o USB Thumb quer na época do lançamento do OS X Lion foi vendido em forma de USB e não DVD, enfim se você paga à empresa certa quantia pelo produto isso quer dizer que é seu, certo?
Certo, então por que motivo você não iria usar o produto da maneira que bem entende?
Não posso responder, pois isso vai de cada um com seu código de conduta/moral.”.


Hackintosh: é junção dos termos Hack + Macintosh, resultando em hackintosh, equipamento não Apple rodando/utilizando o sistema da Maçã, OS X (10.5, 10.6, 10.7, 10.8, 10.9 e 10.10).
Netbook DELL rodando o Snow Leopard, versão 10.6.
A maneira de instalar o sistema da Apple em PC/Notebook/Netbook foi dada inicio após a transição da empresa em utilizar processadores Intel em seus Macs e Macbooks da época isso em 2005, após abandonar a linha de processadores PowerPC que era presente na maioria dos equipamentos vendidos naquela mesma época.
Com isso algum entusiasta se deu conta de que seria possível efetuar a instalação em um equipamento que não era fabricado pela gigante Californiana, foi ai então que se deu inicio ao hackintosh.
Hoje em dia há muitos usuários até mesmo de Macs originais brincando de instalar o sistema que tanto amam em equipamento de terceiros (montados):

Experiência própria
No ano de 2009, havia acabado de sair a versão 10.6, o Snow Leopard. Até então eu era somente mais apaixonado por tecnologia da época, gostava de ler artigos e ver vídeos de pessoas que descobriam coisas novas.
Em 2010 meus pais me deram meu primeiro computador Intel, um IntelBras com um Celeron (não me lembro bem do modelo), mas era bem lento. Comecei a montá-lo da maneira que ia conseguindo, até que cheguei a um ponto onde aquele PC lento e sem graça já não era tão sem graça com um Pentium Dual Core E5300, 4 GB RAM 667 MHz, Nvidia GeForce 9500 GT 1 GB GDRR2, foi quando pensei “Opa, posso tentar agora!”.
Deixo bem claro que hoje em dia é muito mais fácil você conseguir esse feito com a quantidade de artigos e tutoriais ensinando como instalar o OS X desde a versão 10.6 até a mais recente 10.10.
Quando fui tentar a primeira vez... Fiquei mais de uma semana tentando e tentando, e nem ao menos consegui chegar a tela de instalação, na época estava tentando instalar uma distro chamado iATKOS com a versão modificada do Snow Leopard 10.6.3, me perguntem se obtive sucesso. Não. Essa coisa de tentar e não conseguir é complicado, você se sente tão desanimado em vista da empolgação que estava no inicio da batalha.
Passando mais ou menos 5 meses após aquela semana de tentativas e falhas li em um fórum que poderia se conseguir a instalação com o método que chamados de “Retail”, retail nada mais é do que a instalação a partir de uma mídia original Apple, ou seja, se na época vendia-se o Snow Leopard em DVD você poderia adquiri-lo e tentar instalar em um PC, pois bem foi exatamente o que fiz comprei o Snow e instalei no meu PC parrudo (da época) e “tadaaaa”... Que nada, há mais coisas para se fazer do que somente comprar a mídia e tentar boota-la.
Com o método retail precisava se utilizar um CDboot, isso porque os PC’s normais funcionam com BIOS (software das placas mães) e os Macs funcionam com a chamada EFI (software ou firmware dos Macs), o CDboot emula essa EFI no seu PC para que possa dar boot no DVD do Snow Leopard e prosseguir com a instalação:

Há vários tipos de cdboot por aí, Empire EFI, iboot, CD HMBT boot, Nawcon, etc...
Usei o iboot legacy para efetuar a instalação do Snow Leopard e obtive sucesso.
Hoje em dia porto um PC do ano de 2013, Asus P8H61-M LE/BR, Core i5 3550 3.30 GHz, Kingston 8 GB RAM 1333 MHz, AMD Radeon 6670, 2,5 TB, versão do OS X 10.10.5 com gerenciamento nativo de energia a partir de um patch chamado ACPIPMPatch, não irei entrar em partes técnicas, pois irei postar tudo que sei e venho aprendendo.
Então dê uma olhada por aí, google, yahoo, ask, pesquise e irá encontrar muito coisa a respeito de como instalar esse sistema,
Logo logo irei dar uma lista de placas mães, processadores, placas de vídeo, notebooks e netbooks compatíveis com OS X.

0 comentários:

Postar um comentário